ESTE BLOG É UM ARQUIVO DE BIOGRAFIAS DO BLOG CARLOS ESPÍRITA - Visite: http://carlosespirita.blogspot.com/ Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

sábado, 1 de outubro de 2011

PIETRO UBALDI


Nascido no dia 18 de agosto de 1886, na cidade de Foligno, região da Úmbria, na Itália, Pietro Ubaldi escolheu não só as condições de seu nascimento, como a cidade em que deveria nascer e viver a fim de cumprir as suas provas e martírios para resgate de seu débito, para com a Lei Divina.


Provindo de altas esferas espirituais, como afirma Chico Xavier, Pietro Ubaldi havia se preparado previamente no mundo espiritual, para desempenhar um papel muito importante para a humanidade, e a maior prova de que a missão foi cumprida integralmente era a conclusão de sua Obra, que havia sido prevista e divulgada com 16 anos de antecedência. Era filho de Sante Ubaldi e da Senhora Lavínia Alleori Ubaldi, herdeira do título de Condessa e de grande riqueza material, deixada pelos pais. Além dos rigores de uma vida palaciana, Pietro Ubaldi recebera excelente educação religiosa e cultural, tendo concluído o curso de Direito, pela Universidade de Roma.


Apesar de ter vivido em palácio, Pietro Ubaldi sabia que esse não era o seu mundo. Espiritualmente, ele era um menino prodígio, mas, aparentemente, um garoto comum, sem qualquer problema. Desde pequeno, seus interesses estavam voltados para as coisas do espírito e a religião era o seu maior objetivo. Ao herdar de seus pais uma grande fortuna, a ela renunciou, pois não quis considerar como sua, por não ter sido produto de seu esforço pessoal, conforme ditava a sua própria consciência.


Para Ubaldi, a experiência na riqueza foi mais um teste para a sua vida material, da qual se saiu muito bem. Essa mesma prova ele já havia escolhido em uma de suas vidas passadas, mas fracassou pela preocupação de não perder a riqueza e a intenção de multiplicá-la sempre mais.


O seu destino apresenta-se como um caso típico de provas ao reverso. Era rico de qualidades espirituais e ansioso de exercitá-las e desenvolvê-las, porque nelas estava a sua vida, mas via-se na posse dos mais preciosos dons materiais, os mais cobiçados pela média humana, os menos desejáveis para ele, e que por isso se transformavam numa condenação.


O seu casamento foi realizado numa igreja de Roma, com a Senhora Maria Antonieta Solfanelli e como fruto desse casamento nasceram Francesco (1913), que veio a falecer em 1942, vítima da segunda guerra mundial; Vicenzina (1917) que faleceu aos dois anos, e Agnese (1919) que veio a falecer em 1975.


Em 1927, um grande acontecimento faz mudar a vida de Pietro Ubaldi: o seu voto de pobreza. Ele tinha na época 41 anos, e estava suficientemente maduro para tomar uma decisão importante no seu destino. Dentro de si fervilhava o exemplo de S. Francisco.


Após ter sido aprovado em concurso público, passou a trabalhar modestamente, como professor de inglês num colégio estadual, em Módica, nos confins da Sicília, meio que encontrou para o seu sustento, conforme ditava sua própria consciência.


Em 1931, Pietro Ubaldi aos 45 anos, inicia o seu gigantesco trabalho, começando pelas grandes mensagens, recebidas sem nenhuma preparação prévia. A primeira, recebida nos minutos iniciais do dia 25 de dezembro, que foi denominada "Mensagem de Natal". Uma mensagem longa e deslumbrante, cuja fonte era Cristo e que fora chamado de "Sua Voz". O trabalho mais importante de sua Obra é sem dúvida, A Grande Síntese, iniciado em 1932 e concluído em 1935. Foram 100 capítulos, todos escritos à noite, até altas horas da madrugada. Cada página que lhe era transmitida pela "Sua Voz" era uma nova revelação, haja vista que Pietro Ubaldi desconhecia o conteúdo e o plano elaborado pela Entidade Reveladora. Eis a seguir, um trecho da mensagem recebida de Emmanuel através do grande médium Chico Xavier, sobre A Grande Síntese:


"A Grande Síntese é o Evangelho da Ciência, renovando todas as capacidades da religião e da filosofia, reunindo-as à revelação espiritual e restaurando o messianismo de Cristo, todos os institutos da evolução terrestre".


Em 1951 Pietro Ubaldi é convidado para proferir várias palestras no Brasil, aqui chegando pela primeira vez em 22 de julho de 1951. Realiza sua primeira conferência na cidade de Campos no Rio de Janeiro e na semana seguinte parte para São Paulo, iniciando a sua grande maratona pelo Brasil, retornando à cidade de Gúbio em dezembro de 1951, coroado de pleno êxito.


Convidado para vir morar em nosso país com seus familiares, no ano seguinte, ou seja, em 25 de novembro de 1952, Pietro Ubaldi e sua família partiram definitivamente para instalar-se em terras brasileiras, escolhendo a Cidade de Santos, em São Vicente para seu domicílio. Tudo isso se realizou exatamente como havia sido predito por "Sua Voz", embora pudesse parecer irrealizável. A promessa de Cristo tinha-se cumprido. Na Páscoa de 1950, "Sua Voz" havia dito: "Vai, tua hora é chegada, tua missão se realiza..." "Pelo Natal estarás no Brasil."


A vida de Pietro Ubaldi foi cíclica e aqui passou o último período de sua vida, durante os últimos vinte anos (dos 65 aos 85 anos) e cíclico também é o aniversário de sua passagem para a eternidade, em 29 de fevereiro de 1972, às 0:30h, depois de ter concluído o seu último livro (24º): Cristo; que encerra sua Obra no Natal de 1971, 40 anos, desde quando foi iniciada no Natal de 1931. Fato também que havia sido previsto em seu Livro Profecias, escrito com 16 anos de antecedência.


Autor: Adeildo Paulo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário