ESTE BLOG É UM ARQUIVO DE BIOGRAFIAS DO BLOG CARLOS ESPÍRITA - Visite: http://carlosespirita.blogspot.com/ Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

sábado, 1 de dezembro de 2018

ISMAEL GOMES BRAGA


1891 – 1969

Ismael Gomes Braga nasceu no dia 12 de julho de 1891 na cidade de Córrego Alegre, no estado de Minas Gerais.

Defendeu e promoveu com todo amor o Espiritismo e o Esperanto.

Além de ser um dos maiores esperantistas em solo brasileiro, era poliglota, pois dominava diversos idiomas, entre os quais, o hebraico, o árabe, o inglês, o francês, o alemão e o espanhol. Foi professor de línguas antigas e modernas, apesar de não ter passado por nenhuma faculdade.

Foi autêntico autodidata, graças a sua inteligência e força de vontade. Ismael Gomes Braga foi jornalista, tendo colaborado na Imprensa leiga e em quase todos os jornais espíritas da época, tanto no Brasil, como outros países, dando inclusive diversas entrevistas.

O seu trabalho na Federação Espírita Brasileira foi de grande importância, assumindo diversos cargos tanto na área espírita, quanto na esperantista.

Publicou livros de sua própria autoria e traduziu tantos outros.

Sua colaboração no Reformador, como redator, foi efetiva, publicando artigos com mais de uma dezena de pseudônimos.

Elaborou dicionários Português-Esperanto e Esperanto-Português para facilitar o aprendizado da língua.

Participou de Congressos, Simpósios e Cursos. No VIII Congresso Brasileiro de Esperanto, em Recife, em 1952, cuja abertura, na Federação Espírita Pernambucana, foi totalmente falado em Esperanto, ele foi o orador oficial, com o tema: "Os últimos serão os primeiros", sendo muito cumprimentado pela mestria com que discorreu o tema.

Desencarnou em 18 de janeiro de 1969 na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte do texto: Biografias Espíritas – Imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário